No passado dia 8, a AEISEG realizou o enTOURpreneur, um evento focado na área de empreendedorismo, dando aos alunos a oportunidade de conhecer incubadoras e startups, em diferentes estados de desenvolvimento, à boleia de tuk tuks.

Iniciámos a nossa visita pela Impact Hub Lisbon, uma incubadora centrada em projetos sociais, que nos mostrou o seu novo espaço em Alcântara. Ainda que o espaço estivesse em construção, o Francesco Rocca conseguiu-nos transmitir o ambiente dinâmico que se vive num espaço de cowork, bem como as oportunidades de networking com membros pertencentes a Impact Hubs de outros países.

De seguida seguimos para a Seedrs, uma startup focada no equity crowdfunding. Filipe Portela, Head of Business Development, para além de uma tour pela empresa, fez uma breve apresentação sobre a mesma, de forma a percebermos melhor o seu negócio e os seus desafios. Felizmente a nossa visita coincidiu com o lançamento do mercado secundário da Seedrs, ainda em fase Beta!

Da parte da tarde, retomámos a visita, começando pela Startup Lisboa, onde fomos recebidos pelo Malik Piara, CEO e Co-founder da Upframe, startup que oferece um programa de pré-aceleração para todos os empreendedores que desejem adquirir competências úteis para ‘’criar o futuro’’. Além da tour pela incubadora, as dicas e conselhos do Malik revelaram-se muito úteis e interessantes numa eventual caminhada empreendedora!

Por fim, terminámos o nosso dia na Talkdesk, a startup portuguesa que se acredita ser uma das próximas a passar a ‘’unicórnio’’. Depois de uma visita breve ao fantástico escritório da empresa (que tem uma vista fabulosa sobre Lisboa), Marco Costa, Diretor Geral na Talkdesk, contou-nos tudo sobre a criação da empresa, os maiores desafios que enfrentaram, as perspetivas para o futuro e como pretendem continuar a conquistar mais terreno no mercado. O percurso da Talkdesk é sem dúvida muito interessante e o scaling up é inspirador!

Este evento permitiu aos participantes ter um contacto especial com um sector de mercado muitas vezes ignorado e posto de lado pelas instituições de ensino. O ambiente descontraído que se vive nesta área torna o Empreendedorismo um setor muito atrativo para jovens como nós! A todos os participantes, o nosso muito obrigado e mal podemos esperar pelo próximo enTOURpreneur!